Fundopem libera mais de R$ 100 milhões para investimentos no RS

Na primeira deliberação do Conselho Diretor do Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem) de 2021 foi aprovado a quantia de R$ 100.941.941,24 para investimentos no Estado. O valor em questão será destinado a empresas produtoras de peças e componentes de veículos, alimentos, bebidas e combustíveis.

 

O valor aprovado ficou 20% acima do aporte aprovado no mesmo período de 2020. Além disso, há cerca de outros 70 projetos de investimento a serem realizados no Rio Grande do Sul que estão em análise. Outro aspecto relevante em 2021 é que houve aumento nos protocolos de pedidos para o Fundopem. Foram 68 contra 35 no ano passado.

 

O Fundopem funciona como um mecanismo de parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. Visa promover o desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável por intermédio do financiamento parcial do ICMS devido e gerado pelas empresas. A iniciativa é considerada o principal mecanismo de atração de investimentos do Estado. O benefício é concedido a empresas que realizem projetos que resultem na implantação ou expansão de unidades industriais, gerando empregos e riqueza ao Rio Grande do Sul.

 

Para auxiliar neste processo, também existe o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (Integrar), que opera de forma complementar ao Fundopem. Ele concede um abatimento sobre cada parcela a ser paga do financiamento, incluindo o valor principal financiado e os respectivos encargos financeiros do parcelamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Telefone: (051) 3108-4050

OUTRAS NOTÍCIAS

All articles loaded
No more articles to load